terça-feira, março 01, 2005

O primeiro Periódico Português

Gazeta...GAZETA em qve se Relatam as Novas Todas, qve ovve nesta Corte, e qve vieram de varias partes do mes de Nouembro de 1641. - Em Lisboa: Na Officina de Lourenço Anueres, 1641. - [ ]//1, A//5; [6] ff.; 195 mm.
Bibliografia: Samodães, 1370; Inocêncio, III, p.137; ibidem, IX, 418; Dicionário História de Portugal, III, p. 246.
Primeiro número do PRIMEIRO PERIÓDICO PORTUGUÊS. A Gazeta é considerada a primeira publicação "que reúne as três condições indispensáveis para que uma publicação posse ser considerada jornal: periodicidade, encadeamento e conteúdo específico, diverso do do livro ou do panfleto" [Dic.Hist.Port., 246].
Durante cerca de dois séculos, circularam em Portugal pequenas folhas volantes, denominadas "Relações de Novas Gerais" ou apenas "Relações" ou "Notícias Avulsas" impressas desde os fins do séc. XVI. Não tinham, contudo, carácter regular nem sequer rigor, pois limitavam-se a relatar acontecimentos mais ou menos importantes em Portugal ou no estrangeiro "nem sempre com grande verdade" [ibidem]. . Durante a dominação filipina ,ultiplicaram-se estas folhas volantes propagandeando contra o soberano Espanhol, levando El-Rei D. Filipe III a impor-lhes severas limitações. São as chamadas "Gazetas da Restauração", das quais a primeira é a que aqui apresentamos, que inauguram, por assim dizer, o jornalismo em Portugal, publicando-se mensalmente (com poucas excepções) até, pelo menos Setembro de 1647, tornando, assim, "periódica uma informação que até aí fora irregular, ao sabor da gravidade dos acontecimentos ou da vontade dos impressores. A folha passa a ser esperada em determinadas datas, criando-se assim os hábitos característicos dos leitores da imprensa periódica" [ibidem, p. 247]. Tendo circulação muitíssimo restrita devido ao seu elevado preço e instrução geral, a Gazeta é obra RARÍSSIMA e muito importante para a história da imprensa em Portugal, sendo por isso obra valiosa.

Nuno Gonçalves @ 4:48 da tarde